PMSP/CASA DE CULTURA



PROJETO MISCIGENAMUNDI1° Aula.
   Multimidia, Broadcast " Alimente-se "deste prato diverso.
Multimédia ou multimídia é a combinação, controlada por computador, de pelo menos um tipo de media estática (texto, fotografia, gráfico), com pelo menos um tipo de media dinâmica (vídeo, áudio, animação) (Chapman & Chapman 2000 e Fluckiger 1995).Quando se afirma que a apresentação ou recuperação da informação se faz de maneira multissensorial, quer-se dizer que mais de um sentido humano está envolvido no processo, fato que pode exigir a utilização de meios de comunicação que, até há pouco tempo, raramente eram empregados de maneira coordenada, a saber [3]:
  • Som (voz humana, música, efeitos especiais)
  • Fotografia (imagem estática)
  • Vídeo (imagens em pleno movimento [4])
  • Animação (desenho animado)
  • Gráficos
  • Textos (incluindo números, tabelas, etc).
O termo multimédia refere-se portanto a tecnologias com suporte digital para criar, manipular, armazenar e pesquisar conteúdos. Os conteúdos multimédia estão associados normalmente a um computador pessoal que inclui suportes para grandes volumes de dados, os discos ópticos como os CDs(CD-ROM,MINI-CD,CD-CARD) e DVDs,DISPOSITIVOS PORTÁTEIS cada vez com o maior pode de arquivo de Informações  abrange também nas ferramentas de informática a utilização de arquivos digitais para a criação de apresentações empresarias, catálogos de produtos,Shows ,Cinema ,Radio ,Locução, Televisão de médias mídias ,exposição de eventos e para catálogos eletrônicos com mais facilidade e economia. Privilegiando o uso dos diversos sentidos visão, audição e tacto este tipo de tecnologia abrange diversas áreas de informatica.
Em latim "media" é o plural de "medium", pelo que o termo "multi-media" pode ser considerado um pleonasmo.

Natureza espácio-temporal

  • Estáticos - Agrupam elementos de informação independentes do tempo, alterando apenas a sua dimensão no espaço, tais como, por exemplo, textos e gráficos;
  • Dinâmicos - Agrupam elementos de informação dependentes do tempo, tais como, por exemplo, o áudio e a animação. Nestes casos, uma alteração, no tempo, da ordem de apresentação dos conteúdos conduz a alterações na informação associada ao respectivo tipo de media dinâmico.
  • Imersivo - Agrupam elementos de informação interativa em ambientes 3D.

Origem

  • Capturados - São aqueles que resultam de uma recolha do exterior para o computador;
  • Sintetizados - São aqueles que são produzidos pelo próprio computador através da utilização de hardware e software específicos.

Interacção

Existe quem diferencie as categorias de multimédia linear e não-linear.
  • Na multimédia linear o utilizador não tem qualquer tipo de controlo no desenrolar do processo, enquanto que
  • A multimédia não-linear oferece interactividade com o utilizador.


Quanto ao modo de divulgação podemos encontrar dois tipos:
  • Online - Divulgação online significa a disponibilidade de uso imediato dos conteúdos multimédia. Pode ser efectuada, por exemplo, através da utilização de uma rede informática local ou da WWW.
  • Offline - A divulgação offline de conteúdos multimédia é efectuada através da utilização de suportes de armazenamento, na maioria das vezes do tipo digital. Neste caso, os suportes de armazenamento mais utilizados são do tipo óptico, CD e DVD.
tecnologia em Produção Multimídia





Aula 2 TEXTO 1 Itaim Paulista

Ver completo em www.itaimpaulista. com.br

Atletas itainhenses participam do Campeonato Mundial de Jiu Jitsu Esportivo...
TEXTO 1- Atletas da Academia Itaim Fight Center participaram nos dias 16, 17 e 18 de julho do Campeonato Mundial de Jiu Jitsu Esportivo 2010 no Ginásio do Ibirapuera. O objetivo foi marcar a participação da entidade nas diversas categorias do torneio. O bairro do Itaim Paulista, zona leste de São Paulo, foi representado por quatro atletas: Débora Rezendes, Andressa Maiolino, Anderson Ferreira e Ronaldo Rocha.
A primeira a entrar no tatame foi a atleta Débora Rezendes na categoria faixa azul. Após diversas eliminatórias, Débora chegou a semi-final com a atleta Ewelyn Arruda da academia Aliance JJ e teve que enfrentar os 20Kg a mais da adversária e os erros de abritagem durante a luta. O 3º lugar de Débora teve um gosto de amargo, pois não houve tempo para descansar ao enfrentar a adversária que não havia lutado durante o dia.
Os erros de arbitragem, também, prejudicaram o desempenho da atleta Andressa Maiolino, que lutou na categoria pena faixa roxa adulto. Andressa finalizou o combate nos últimos segundos da luta com um golpe conhecido como "Montada", que culminou com a confirmação de pontos pelo árbitro e desprezado pelo mesário do torneio, que alegou encerramento do tempo de luta.
Ver completo em: www.estadao.com.br
A crise do rap, que também perde espaço em shows
TEXTO 2- Dureza. Uma ala do rap não acredita que o discurso antissistema, que já dura quase três décadas, tenha de mudar para que a música retome seu espaço, por mais que muitos jovens estejam migrando para o funk em busca de descontração (leia abaixo). "Temos que protestar sempre, ainda tem muita criança dormindo com os ratos", diz PX, do NSN. Em entrevista ao Jornal da Tarde, em 2006, Mano Brown resumiu o sentido da violência nas letras das canções. "E como você vai narrar uma história de desigualdade social? Como o papa?"
Na visão de outros integrantes do movimento, esta pode ser também a hora da virada. "O mundo mudou e nós também temos de mudar. Agora sou pai de família. Tivemos de virar homens de negócio. Não adianta só cantar, temos de ter a visão empresarial", diz o rapper Nego Chic. Seu amigo Preto Will, do Versão Popular, fala de estratégias. "Temos de fazer R$ 1 mil virar R$ 2 mil e ganhar com o rap. Se a gente gastava R$ 800 para gravar uma música, gastamos hoje R$ 250 depois que aprendemos a produzir."
 Após a escolha do texto o grupo deverá  realizar uma leitura, para compreensão ,dai faremos uma roda de discussão do assunto ,após, inicio de pré produção dividir equipe . gravar piloto bloco 1 audio e video escrito entrar no Blog e postar.lá.não esqueça de assinar.

 
Cronograma de Hoje:  20/07/2010
18:00 as  18:30 hrs revisão e exercicios com câmera.
18:30  as 19:30 . Parada de 30 minutos prof da USP , leitura do texto. ( PALESTRA convite)
19:30 as  20:00:  Roda de Bate papo discussão sobre o assunto. com "PRETO F" ativista e Rapper.
20:00 as  20:50  Produção dos Pilotos 25 minutos para cada grupo
 Usando os convidados do evento reportagens , audio e video
Dead Line  20:45

Grato
Cacau Ras.

Tipos de produtos multimédia

  • Baseados em páginas
São desenvolvidos segundo uma estrutura organizacional do tipo espacial. Esta é uma organização semelhante à utilizada nos media tradicionais em suporte de papel como revistas, livros e jornais.
Em alguns produtos multimédia, os utilizadores podem consultar as suas páginas utilizando as hiperligações existentes entre elas. Neste tipo de produtos, as componentes interactiva e temporal podem estar presentes através da utilização de botões, ícones e scripts. Os scripts vão permitir a criação de pequenos programas para a execução de acções em determinadas situações como, por exemplo, a visualização de um vídeo ao fim de um determinado intervalo de tempo ou após um botão ter sido pressionado
  • Baseados no tempo
São desenvolvidos segundo uma estrutura organizacional assente no tempo. Esta é uma organização com uma lógica semelhante à utilizada na criação de um filme ou animação.
Durante o desenvolvimento deste tipo de produtos multimédia os conteúdos podem ser sincronizados permitindo assim definir o momento em que dois ou mais deles estão visíveis.
A interactividade neste tipo de produtos é adicionada através da utilização de scripts.
A componente da organização espacial é também, neste caso, utilizada durante a fase de desenvolvimento deste tipo de produtos.
Em ambos os tipos de produtos multimédia (baseados em páginas ou no tempo) as componentes espaço e tempo coexistem, distinguindo-se na estrutura organizacional utilizada como ponto de partida para a disposição dos conteúdos.
Multimídia e percepção
aspectos de uma interação humano-máquina
A multimídia é hoje um dos mais eficazes recursos para garantir a percepção e o acúmulo de conhecimento. Isso porque os recursos multimídia estimulam mais sentidos que as simples mídias. A partir do momento em que o usuário é estimulado em mais de um sentido, a capacidade de processamento e armazenamento das informações aumentam consideravelmente. Segundo Márcio Matias, o percentual de eficácia das principais mídias na percepção humana é de:
-Visual = 55% -Vocal = 38% -Textual = 7%
Quando combinadas, as mídias tendem a aumentar ainda mais essa percentagem. Isso ocorre pelo fato dos recursos multimídia serem mais parecidos com as experiências do cotidiano das pessoas. Torna cada vez mais interativo, cada vez mais real.
Essa interação humano-máquina proporcionada cada vez mais intensamente pelos recursos multimídia é o que o professor Marcelo Bolshaw chama de cibernética, ou seja, é por causa dessas interações que ele afirma que somos Cyborgs. Segundo ele, quando fazemos uso de um talher ou um automóvel, interagimos de maneira simbiótica com a máquina. A utilização dos recursos multimídia é justamente uma das formas mais eficazes de garantir um maior proveito dessa relação simbiótica entre humanos e máquinas.
Referências
O Software que usaremos. Vegas 9 pro



IHC’2000 - III Workshop sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais: Muitas Faces em Interfaces. Gramado,
Tecnologia em Produção Multimídia
 
 
 
 
 
 
 
 Software Interativo Facil Para assimilar e Com a Qualidade que a Sony trás Vegas PRO-9



















 AULA 3   27/07/2010 ANÁLISE DE VIDEO ENTREVISTAS.

 Na aula de hoje iremos analisar os videos realizados , apontar os erros e acertos, assim como começaremos a dar um formato para o nosso programa cultural , e também  nosso programa de Rádio.


 

 
video 1:
  
http://www.youtube.com/watch?v=0idzSNcoPcY

 
 
video 2 : é só seguir a sequencia do youtube.
 
 
 
 Vamos falar de fade Guarde esta Palavra

Num Mixer de Um Dj
Num  software de Edição
em Tantos Outros lugares vcs veram esta palavra
 
 
 
Existe Fade em áudio, e Fade em vídeo.No Áudio, fade atua no nível de volume. Em vídeo atua na opacidade.



FADE EM AUDIO:

FADE = Deslizamento Suave de Level em Decibéis do ponto A ao pontoB.
FADE IN = Suavização de entrada (começa na faixa inaudível até 0dB)

FADE OUT = Suavização de Saída (começa em 0dB até a faixa inaudível)

FADE TO LEVEL = Deslizar suavemente até um certo nível de Decibéis (do ponto A ao ponto B)

Db(Decibel) = Unidade de Medida de intensidade de áudio.


O Envelope Level, uma das funções básicas de qualquer sistema NLE (edição não-linear) salva uma automação de FADE... Onde você cria pontos com valores iniciais e finais, e sua variação ocorre com o tempo percorrido.




O importante é você compreender a linha de raciocício e a fórmula.


Seria o mesmo que dizer que um fade pra cinema de 4 segundos seria a melhor opção sempre.

Mas não é simplesmente isso em sua essência.

Lembre-se que ainda temos o Cross-Fade...

Que são fades cruzados de entrada e saída, tanto em áudio quanto vídeo

Olha que esses dados são extremamente técnicos, mas muito importantes para profissionais de qualidade.
Uma aula dessa no Brasil não há... Talvez em Hollywood quem sabe...


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Cacau Ras Produtor Audio Visual




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Radio e TV   Básico


RTV

Rádio e TV


Apesar de serem mídias diferentes, são geralmente relacionadas em conjunto, e com certa razão, pelo fato de ambas serem baseadas no princípio de transmissão de informação à distância, sendo o rádio o meio sonoro e a TV o meio audiovisual.
É interessante notar que, mesmo a TV tendo a possibilidade de emitir som e imagem, o rádio, que só transmite som, não foi desbancado pela invenção da TV, e ainda hoje é um meio de comunicação de extrema utilidade e ampla disseminação pelo mundo todo.

Rádio – É a designação para uma banda específica de freqüências eletromagnéticas que são utilizadas para transmitir informações a longa distância, a radiofrequência. Seus princípios baseiam-se na conversão de um sinal elétrico simples (uma onda elétrica advinda de um microfone ou de uma gravação sonora) numa freqüência eletromagnética específica, as ondas Hertzianas, que podem daí ser transmitidas pelo ar e captadas por um aparelho receptor específico chamado genericamente de rádio, que decodifica o sinal eletromagnético novamente numa onda elétrica simples e reproduz, através de um alto falante, a informação.
Este conceito simples foi descoberto no século XIX por diferentes cientistas, entre eles Hughes, Hertz, Tesla, Moura, Popov e Marconi, tendo se consolidado como meio de comunicação a partir de 1897, quando foi criada a primeira estação de rádio oficial na Inglaterra.



Há dois tipos de bandas para transmissão de rádio: a Amplitude Modulada (AM, de freqüência média, entre 0,3 Mhz a 3 Mhz) e a Freqüência Modulada (FM, freqüência muito alta (VHF), de 30 a 300Mhz). A internet  este um dos mais  novos da nossa era que usa o sistema hospedagem stremming para realizações ao vivo ou sistema Pod cast que pode ser hospedada gratuitamente. porém agora j´[a existem Opções de Streemming "Real time" como a RADIOTWITTER
 
No quase extinto AM, a amplitude do sinal é que muda conforme  a variação da amplitude do sinal capturado, sendo que a freqüência não muda. Isso permite com que o sinal viaje por um espaço muito maior, com raio de alcance praticamente ilimitado, mas tem pouca qualidade e sofre diversas interferências ao longo de seu caminho.
Já no FM, a freqüência do sinal é que varia, e não sua amplitude. Por isso, a qualidade é muito maior e as interferências são menores, mas em compensação seu raio de alcance é de 80 a 160 quilômetros apenas.

TV – Abreviação de Televisão, palavra de origem híbrida, do grego Tele (longe) e do latim Vision (video, ver na primeira pessoa, “eu vejo”), ou seja, “Ver de Longe”.
Justamente essa característica permite a transmissão, através de um sinal de rádio em VHF (Very High Frequencey) ou UHF (Ultra High Frequency), de uma informação audiovisual de um ponto a outro, sendo uma antena a transmissora e o aparelho de TV o receptor. O termo pode ser usado tanto para designar o aparelho receptor como a estação transmissora e a própria produção para este tipo de mídia.
Também hoje hospedada na Internet como filmes programa gravados e atá ao vivo Sistema Wirecast


Antes de acionar o botão que coloca a emissora no ar, é preciso saber o que vai ao ar. A programação é que faz a rádio ou TV.
As emissoras comerciais, seja de rádio ou TV, adotaram um padrão que visa, unicamente, o lucro dos patrões. O ouvinte não passa de um consumidor; um ser manipulado para consumir produtos, seja um carro do ano, uma geladeira, ou as teses neoliberais do presidente modernista. Não existe compromisso com a sociedade. O compromisso dessas emissoras é sempre e em primeiro lugar com o capital, jamais com o trabalho.
Em contrapartida uma emissora comunitária se constrói com dois corações. O primeiro é o conselho dirigente, formado por representantes da comunidade. O segundo é a programação, que deve ser voltada para os interesses da comunidade, com todas as diferenças que lhe cabem e segundo uma postura ética e política que sirva para a construção da cidadania e o exercício da democracia.
a) Rádio comunitária não é de empresário. Ela pertence à coletividade, a todos da região, e não a uma pessoa em particular, seja político, empresário, padre ou pastor. Seja plural. Numa emissora comunitária todos têm direito a voz. Todas as religiões, todas as opções sexuais, todas as raças...
b) Rádio comunitária não é propriedade de nenhuma religião. Se é comunitária não pode ser espírita, católica, protestante,... Todas as religiões têm direito a espaço dentro de uma rádio comunitária. Não se utilize da emissora para fazer proselitismo.
c) Rádio comunitária não é de nenhum partido. Ela tem que abrir espaço para todos os partidos.
Existem várias formas de se fazer rádio ou televisão. Mas o que não pode faltar numa emissora comunitária é música, jornalismo, serviços e informação.
Um programa de rádio ou TV pode conter os seguintes gêneros:
Informativo - Educativo - De entretenimento - Participativo - Cultural - Religioso - De mobilização social - Publicitário...
Ainda pode ser:
Infantil - Juvenil - Feminino - Da terceira idade - Rural - Urbano - Sindical ...
Seja ágil. Invente. Crie. Ao fazer um programa mescle música com informação, entrevistas, reportagens, efeitos sonoros, e, no caso da TV, visuais, . Ninguém suporta uma programa monótono. Seja vibrante. Comunicação é energia. Valorize cada palavra. Elas devem passar a emoção que carregam. Não "leia" um texto - dramatize, invente, crie.
Saiba para quem está se dirigindo. Qual é o seu público? É gente rica ou pobre? Homens ou mulheres? Em que trabalham? Não esqueça: é o ouvinte quem põe o sentido das coisas, não a mensagem. O ouvinte só escuta o que lhe interessa. Além do mais tem o clima. As pessoas têm sentimentos e eles favorecem ou atrapalham a recepção de mensagens. Depois de brigar com a namorada fica difícil escutar um debate político...
Não existe um "português correto". Não exija dos que fazem rádio comunitária que falem o português ensinado nas escolas. Este português que dizem ser o "correto" é uma forma da elite humilhar as pessoas. De toda população brasileira somente uma centena de pessoas sabe falar esta língua! Dona Maria que conhece tudo sobre doces, ou Seu Amaro, um especialista em construções, um mestre-de-obras de primeira grandeza, conhecem muito bem o seu ofício mas não tiveram a oportunidade de estudar numa escola. Por isso não sabem falar este "português correto". Eles, com certeza, podem ter um programa na rádio, falando do jeito deles. O povo brasileiro é um povo de várias línguas e muitos sotaques. Cada qual ao seu jeito deve ter espaço na rádio comunitária. Se a rádio comunitária abrir espaço unicamente para aqueles que sabem falar o "português correto" então não vai ter ninguém para falar.
Busque uma linguagem simples. Não complique. Não faça da emissora uma tribuna política ou religiosa. A linguagem deve ser íntima - "você, que está me escutando"...
Não queira corrigir o modo de falar do povo. O jeito de cada um se exprimir é o jeito da pessoa se comunicar. Não imite o sotaque alienígena para se mostrar avançado. Fale como sua gente, a gente da comunidade.
Use e abuse do bom humor.
É muito importante saber expressar cada palavra. Cada qual ao seu jeito, na sua língua, no seu sotaque, deve exprimir as palavras. Todos aqueles que vão fazer um programa devem saber disto: as palavras têm começo meio e fim. Mesmo que seja uma palavra que faz parte do vocabulário local e não conste do dicionário. Por exemplo, ocê. O som deve sair inteiramente. E quando for no plural, atenção para o esse. Então ficaria: ocês. Mas não esqueça de pronunciar a letra final. Sejam palavras conhecidas, como casa e casas, ou regionalistas, como oxente, tchê... Palavra é som. Se falar incompleto ninguém entende.
Quando for ler um texto, não leia o texto! Faça com que ele tenha vida, dê energia as palavras escritas. Um texto lido fica um porre, um velório, um discurso monótono.
As emissoras comerciais têm compromisso com o lucro, com negócios. Ela não está preocupada com a questão social e muito menos com a sua comunidade. Colocar na rádio comunitária uma programação musical ou jornalística igual a de uma rádio comercial é uma agressão à comunidade. Seja criativo, invente, faça uma rádio conforme seu bairro, sua vila, sua cidade, e não igual às outras rádios.
O compromisso de uma emissora comunitária, nunca esqueça, é com a comunidade. Identifique na região os artistas, os músicos, e compositores. Toque as músicas de gente da região, da sua cidade, do seu estado, do Brasil. Toque música de qualidade. Se tocar música internacional, que seja de qualidade. Se o ouvinte pedir a música de sucesso, a que está tocando nas outras rádios ou na televisão, questione, reflita, não faça a emissora comunitária ser igual a comercial. Não esqueça que as outras rádios recebem dinheiro das gravadoras para tocar estas músicas que fazem sucesso. As gravadoras determinam a programação das rádios comerciais e assim o gosto do público, fazendo com que o povo compre aquilo que elas querem. A rádio comunitária não pode se dobrar a isto. Ela tem que estar ligada à cultura da região, aí incluindo o folclore e os artistas locais. É sua obrigação divulgar a cultura local.  
Divulgar a cultura local é missão da rádio comunitária. Se na sua programação a rádio toca somente música de sucesso ou o que está nas paradas é porque não é rádio comunitária. É importante que a rádio transforme cada programa num difusor cultural. Para isso é importante que os produtores dos programas pesquisem, leiam sobre o assunto o máximo possível, informem-se, aprendam cada vez mais, para que possam transmitir aos seus ouvintes. A rádio comunitária deve ser educativa. Por exemplo, quando tocar música de determinado cantor, diga quem ele é , fale sobre suas obras, a importância do seu trabalho; se for da região, inclua entrevistas,... Dê riqueza ao trabalho, com informações. Do mesmo modo, explique ao povo da região que a rádio comunitária não vai tocar, digamos "dance music", porque é uma música que já toca nas outras rádios, é um lixo importado, não tem a ver com a realidade local... Dê os motivos. Se não sabe, procure aprender, ouça quem entende do assunto. Informe-se. Não adianta botar uma rádio no ar e não saber o que está fazendo. Não importa o tema, aprenda, leia, estude mais, converse com quem entende... Não permita que sua rádio seja pobre culturalmente, só repetindo o que os outros já fazem.
É importante valorizar a cultura brasileira. As rádios comerciais (e televisões), como já disse, têm compromisso com o dinheiro. Elas não estão preocupadas com o Brasil e muito menos com o povo brasileiro. Por isso tanto faz tocar lixo nacional como internacional. A emissora comunitária, portanto, tem que defender a música de qualidade e em especial a música brasileira. Se a rádio comunitária não fizer isto quem vai fazer?
Divulgue as manifestações folclóricas locais.
A comunidade é sempre notícia. Em cada rua está acontecendo alguma coisa, as pessoas são notícias. Mostre o que está acontecendo, alerte para os problemas e apresente propostas de solução do povo. Promova debates, discuta as questões locais e nacionais, sempre colocando gente da comunidade para discutir. Questione as autoridades sobre os problemas locais; chame todos os partidos políticos para que dêem sua opinião sobre os problemas locais ou nacionais; coloque-os em confronto com a comunidade.
A rede Globo determinou um padrão, um modo de se fazer jornalismo no Brasil. É um modo que todo mundo copia. Fuja dele. O jornalismo global é adequado a uma emissora que tem como único objetivo promover o lucro do seu dono.
Na comunitária, coloque a sua língua e o seu sotaque. Não fale como jornalista da Globo e muito menos aja como ele. Seja sensível com as pessoas e à realidade local. Uma emissora comunitária não pode ser sensacionalista ou vampira. Ela deve estar consciente que faz parte da comunidade e, portanto, o que fizer está fazendo por si, pelos seus integrantes.
Mantenha um sistema de serviço constante. Fale das reivindicações da comunidade. Da assembléia na fábrica. Divulgue a oferta de empregos na região, dê os nomes de quem procura emprego. Mande avisos, recados,... Coloque um boletim sobre cuidados básicos com a saúde, sobre qualidade de vida, alimentação... Não esqueça, a emissora comunitária existe para atender aos interesses do povo.
13. Entrevistas
Quando for entrevistar alguém não seja arrogante, o sabe tudo. Mesmo que o entrevistado seja um bandido ou um mentiroso, procure mostrar estas mentiras e seu lado mafioso, mas não discuta nem se mostre o gostosão. Se você entende do assunto deixe que ele se enrede nas suas perguntas e não nas suas opiniões. Seja sutil. Se é um programa de entrevistas e você sabe antecipadamente que o entrevistado andou aprontando, é um ladrão, então estude, prepare-se, e ataque mas usando informações precisas, com base em documentos. Nunca diga: "- eu ouvi dizer que o senhor andou levando dinheiro". Em jornalismo não se coloca "ouvi dizer". Ou você diz qual foi a fonte, ou então fala de outro modo: "- recebemos informações não-oficiais, ou, por fonte oficial, que não posso revelar o nome, que o senhor teria se apropriado..." Há uma diferença muito grande entre as duas perguntas: no primeiro caso você acusou o entrevistado de ladrão; no segundo, levantou a possibilidade, através de uma denúncia, não confirmada, de que ele poderia ser um ladrão. No primeiro caso, você pode ser processado por calúnia. No segundo, não. Mas ainda assim pode ser ruim, porque o entrevistado pode pedir provas, e se você não tiver perde seu respeito diante dos ouvintes.
Em suma, nunca acuse ninguém de nada, sem ter provas. Toda acusação sem provas é uma calúnia, e aí dá processo.
Programas policiais
Nenhuma rádio comunitária pode ter programa policial. Deixe isso para as rádios comerciais que se alimentam da miséria humana. Faça, pelo contrário programas/debates sobre direitos humanos, qualidade de vida...
Temas sociais
É importante que a rádio comunitária aborde questões que dizem respeito à comunidade e ao país. Promova debates sobre questões como reforma agrária, direitos humanos, educação, aborto, política, saúde, sem-teto, democratização dos meios de comunicação... Procure sempre colocar os dois lados do tema - aqueles que são contra e aqueles que são favoráveis.



Princípios Básicos Para Uma Transmissão Ao Vivo Pela Internet

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1. INTRODUÇÃO GERAL
1.1. Resumo de Funcionamento
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O computador/estúdio da emissora ou evento enviaria o sinal fonte (audio e/ou video) já codificado pela internet - parte (1) da figura - para que a Interrogação Digital realize o streaming (2) para os seus ouvintes e espectadores online (3).
1.2. Requisitos Necessários
Para enviar o sinal da Mídia para a Interrogação Digital, serão necessários os seguintes itens:
  • Computador Mínimo:
    para áudio > Pentium 4, 512MB ou superior;
    para vídeo > Pentium ou Athlon 2,4GHz, 1GB ou superior.
  • Conexão Internet Banda Larga (BrTurbo, Speedy, Velox, via Rádio, Satélite, Wireless ou semelhante). É preferível (a) que a conexão seja exclusiva para a transmissão e (b) que a conexão tenha IP fixo, mas não é obrigatório. Caso o computador esteja em rede, a codificação deverá ser feita no servidor ou via roteamento de porta (recurso NAT). A Taxa de Upload deve ser sempre maior que o bit rate a ser transmitido.
  • Sistema Operacional: Windows 98 ou superior
  • Programa Windows Media Encoder (Gratuito).
  • Para transmissão de áudio: placa de som com o conector "áudio in" ligado na mesa de som, saída do mixer, ou ainda, um receptor sintonizado na rádio. Pode ser o computador onde está instalado o programa de automação da rádio.
  • Para transmissão de vídeo: pode ser uma Webcam, ou ainda: camera VHS, Hi-8, USB, DV, ou ainda, TV ou videocassete. Verificar necessidade de uma placa de captura de vídeo, dependendo do tipo de saída disponível.
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O Que É Streaming?



Streaming é uma forma de transmissão de som e imagem (áudio e vídeo) através de uma rede qualquer de computadores sem a necessidade de efetuar downloads do que está se vendo e/ou ouvindo, pois neste método a máquina recebe as informações ao mesmo tempo em que as repassa ao usuário.
O nome streaming deriva da palavra stream que significa pacotes, pois a máquina recebe as informações em forma de pacotes para serem remontados e transmitidos aos ouvintes.
Este armazenamento é denominado buferização, que é um mini armazenamento do que será enviado logo em seguida, este armazenamento em buffer ocorre sempre que a transmissão é iniciada ou sua volta quando a mesma é interrompida.

Resumo da História da Tecnologia Streaming   Audio Visual

O streaming media surgiu na Internet em 1985 e a primeira tecnologia a se popularizar na rede foi o Real Audio da Progressive Networks (atual Real Networks) e funcionava somente com som.
Em suas características iniciais os sons transmitidos eram mono e não possuiam uma qualidade muito fiel ao arquivo original - dado a baixa taxa de frequência, processo de compactação e da pequena taxa de largura de banda - porém, mesmo com estes contratempos, a tecnologia foi prontamente aceita devido ao fato de dispensar os longos downloads que os internautas tinham que enfrentar naquela época
Com o surgimento de novas versões do Real Player a qualidade das transmissões foi gradativamente melhorando até que nos dias de hoje a qualidade, em muitos casos, é idêntica a qualidade de áudio de um CD ...

Até mais ...