quarta-feira, 28 de julho de 2010

Aula com exibição de Documentário na Casa de Cultura Itaim.

    Terça feira "Multishow"

 
A aula do dia 27/07/2010

Mais uma vez  com todo meu cetismo, fui até a CCI dar minha aula de Multimidia , porém desta vez o ambiente foi hiper diferente ,  sala cheia  de alunos ,claro que não a sala toda, pois se trata de uma sala de Cinema vale lembrar , os alunos muitos dispostos e cheios de idéias, uma discussão sobre o porque^dos professores não incentivarem os alunos do itaim paulista a aluna Evóra ressaltou essa diferença entre morar no  centro e morar na  periferia,pois como ela mesmo disse" eu já morei no centro e tem tantas coisas legais por lá e totalmente gratuitas".


Iniciamos a aula com a exibição de um video-documentário da galera do periferiaemmovimento, que retrata a história do Grajaú, Realizado pelos colegas  Aline Silva, Sueli Carneiro e Thiago Borges.



Após exibição , comecei perguntando o que eles viram de Semelhanças com seus locais, de moradia Itaim Paulista ,alguns disseram ,os esgotos a céu aberto as vielas os becos ,

Depois  desta reflexão partimos para o ponto de vista técnico, Analisando as Imagens do Filme fazendo algumas observações , quanto a Luz , Aúdio ,captura, planos,enquadramentos, equipamento etc... a idéia que é que toda semana seja exibido um vídeo para uma espécie de analise técnica sem abrir mão do lado social


                                         Galera Vidrada vendo o video.Documentario do PeriferiaemMovimento.

Como na última semana os alunos produziram entrevistas , fizemos a analise de cada video feito, com os entrevistados da última semana, cabeça de matéria, fechamento, enquadramento, cenografia, etc...
Essa avaliação como sempre foi muito divertida, os alunos puderam apontar os próprios erros e ouvir do Professor como devem ser feitos ,para que assim comecem a gravar com um outro olhar empregando o conteúdo aprendido durante a Oficina,
Por fim deu a eles 4 textos extraidos da revista continuuum do ITAÚ CULTURAL deixada , na Casa de Cultura pelo Alessandro Buzo. texto estes que serão adaptados para um programa de Radio e um de Televisão Jornalismo Cultural.





Na próxima aula daremos seguimento com o inicio da pré produção. dos programas, escolhas dos temas, convidados, formato,Equipe de Produção etc...



    PARTICIPE E AJUDE A DIVULGAR

Movimente-se

Na ausência do setor público, os movimentos sociais fazem a diferença na quebrada

A ação Periferia em Movimento entra numa nova fase. Com o apoio do Programa VAI , da Prefeitura de São Paulo, vamos realizar um ciclo de DEBATES no distrito do Grajaú – o mais populoso da capital paulista – e contamos com sua presença.
O primeiro, “Mano sim, com muito orgulho!”, já aconteceu e atendeu a todas as expectativas. Agora, vamos discutir a importância dos movimentos sociais na periferia.
A cada debate, traremos convidados da cena do bairro e também de outras periferias. Além disso, haverá sorteio de brindes, apresentações de bandas, peças de teatro e grupos de hip hop ou dança da região.
A plateia poderá participar com perguntas e os primeiros a chegarem no local de realização dos debates assistirão e receberão uma cópia gratuita do nosso documentário “Grajaú na construção da paz”.

Em julho, acontece o SEGUNDO dos seis debates:

TEMA: Que movimento é esse?

CONVIDADOS:  A confirmar

DATA: 31 de julho de 2010
HORÁRIO: das 15h às 17h
LOCAL: CEU Navegantes, Cantinho do Céu, Grajaú (Rui Maria Moassab Barbour, s/n)

Próxima Aula 03/08


Planos e Enquadramentos

Abç Cacau Ras

sexta-feira, 23 de julho de 2010


05/08/2010 (quinta, 19h) - Cine Suburbano no Espaço Suburbano Convicto na Casa de Cultura do Itaim Paulista.
Exibição do filme PROFISSÃO MC e debate com o diretor Alessandro Buzo e os atores do filme Da Antiga , Neto e Cacau Ras.


Participe você também.

quarta-feira, 21 de julho de 2010

Aula debate


OFICINA MULTIMÍDIA ORGANIZA DEBATE SOBRE A PERIFERIA
 

Na noite de ontem dia 20/julho os alunos da Oficina Multimidia  tiveram uma aula diferente,na casa de cultura do Itaim Paulista começando pelos nossos convidados, PRETO F rapper e Ativista  DJ Claudião,  além dos alunos da USP ( Universidade de São Paulo) .
Começamos a nossa aula , ja com um numero maior de pessoas a galera dos Selecta presente Digital Rocker´s que realiza  toda quinta feira um encontro com a musica Jamaicana denominada Sound System,na Pça Lions em frente a CCI, iniciei minha aula do dia  fazendo um breve resumo do que vimos na aula anterior e aproveitei para capacitar os alunos que não estiveram presentes no nosso último encontro,  aplicando o exercicio de White Balance veja Figura abaixo.


       A aluna Ednilza Aprende bater o branco.auxiliada pelo colega henrique / foto: aluno Vander Ramos

 No decorrer da aula apliquei 2 textos todos relacionados a periferia, Um extraido do site www.itaimpaulista.com.br e outro do jornal www.estadão.com.br
O  texto do site Itaimpaulista falava sobre os atletas que representaram nosso bairro no campeonato mundial de jiujitsu no Ginásio do Ibirapuera uma delas  voluntária no Projeto TATAME GOSPEL na CCI a campeã Andressa Maiolino.


                                            And Felizardo Surfista ,Baixista e aluno do projeto em momento intercâmbio CHILE

Já o do estado de São Paulo  trazia uma pôlemica sobre o movimento Hip-Hop ,A crise no movimento existe?
Após a leitura dos textos todos  foram  apresentados aos convidados  da noite, Os professores, Guilherme Borges e também aluno da USP leste,que conduziu o processo de "enturmar" a galera além das alunas de Politicas Públicas Ivi e a intercambista da Ilha de Páscoa a aluna Baitchiare.
Guilherme falou do projeto Imagens da Cidadania, qual era o objetivo da USP vir para o Itaim Paulista com essa idéia de capacitar e desenvolver um video documentário do Itaim Paulista, conheceu um pouco de cada participante e se apresentou finalizando a sua fala , convidando a todos os presentes a participar do curso que será certificado pela USP.

                                                                                                                                                     
                                                                                                                                                    Foto: Cacau Ras

                                  Guilherme,Baitchiare, Ivi representando a USP leste                                                                                                                                                   Foto: Cacau Ras

                                           Roda de Bate Papo

Além do Rapper PRETO F e o Dj Claudião , provas vivas do Rap Nacional que aceitaram nosso convite para participar deste encontro., Foi discutida a profissionalização do Rap, o olho da midia,a dificuldades que as pessoas da periferia tem  em relação ao trabalho com a arte,entre outros.
A discussão foi muito positiva, com a participação efetiva de toda galera.


                                 O Rapper PRETO F                                                                            Foto:Cacau Ras

No Final apliquei um exercicio de entrevista com microfone de mão , os alunos aproveitaram os convidados para realizar este exercicio. breve video da aula.
                                Silene aluna do projeto entrevista PRETO F em exercicio

    Alunos em exercicio . "Paulo aka  P."Digital rocker´s"  entrevista PRETO F  e  Dj Claudião.





                                       Henrique se diverte com a câmera, tá se descobrindo.



                                   Alunos em exercicios entrevista convidados.

Bem o dia de ontem foi assim bénéfico eu diria , aguardem  outras visitas

Logo ja estarei postando a Próxima aula.


Por : Cacau Ras

quarta-feira, 14 de julho de 2010

Video em aula

Numa noite de muita chuva contrariando meu ceticismo, tivemos alguns alunos para o Inicio da Oficina MISCIGENAMUNDI Broadcast ,Desta vez na Casa de Cultura do Itaim Paulista pela Secretária Municipal de Cultura. Em Breve pelo espaço Suburbano Convicto patrocinio do Centro Cultural da Espanha. Valeu Buzo.

terça-feira, 6 de julho de 2010

CCI Divulga sua Programação

Casa de Cultura divulga a programação Julho/2010

Foto: Divulgação

Oficina de Multimídia, mostrará a complexidade da edição "não linear" e digital de vídeos...

PROGRAMAÇÃO JULHO DE 2010

Dia 01 a 20 - das 09:00 às 21:00 hs - Exposição " ÁFRICA - BRASIL NA COPA DO MUNDO DE 2010", com objetivo de enfatizar a riqueza artística, colorida e esportiva que existe na copa do mundo, alunos a Associação Aves e Casa dos Meninos I, promove exposição de artes plásticas e pintura em telas. Dia 03 - das 10:00 às 15:00 hs - Bibliosesc. Dia 04 - Pbf - a partir das 13:00 hs - campeonato de música para alunos da escola e a todo público desde que se inscreva através do e-mail pbfitaimpta@gmail.com Dia 04 - às 15h00 - Encontro de Poetas "Grupo ITA" Dia 04 - Das 19:00 às 21:00 hs - Todas às quartas-feiras - (7,14,21 e 28) e todas às sextas-feiras (2,9,16,23 e 30) - Stret Dance - dança de rua aberto para todos os públicos. Dia 11 - a partir das 09h00 - Encontro de Carros Antigos até às 15h00 Dia 17 - das 11:00 às 12:00 hs - Espetáculo Teatral "O idiota matou o idiota"- com o Grupo Companhia Três de Artes Integradas - Concepção e Direção - Seh M. Pereira Dia 17 - das 10:00 às 15:00 hs - Bibliosesc . Dia 17 - das 16 às 20 hs - "Arraia dos Artistas" - apresentação do filme "Poeira e Flor" do escritor Elvércio G. Valadares" - na seqüência tarde de autógrafos exposição das obras dos escritores Alessandro Buzzo, Elvércio G. Valadares, Marcelena, Djair Galvão, Jesus Matias, Grupo de poetas ITA, Roberto Luz e Margarida Helena Nogueira. Show Musical com a dupla "Lilo e Lelo" e comidas típicas de festas juninas. Dia 17- às 18hs00 - Sarau "O que Dizem os Umbigos" - acontece todos os 3º sábados do mês. aberto para apresentação de qualquer manifestação artística. Neste mês o homenageado da noite e o escritor Guimarães Rosa Dia 18 - das 09:00 às 15:00 hs - Clímax - música eletrônica DJ Wesley Dia 24 - a partir 18:00 hs - Sessão Cinema - Filme "Documentário Notícias de uma Guerra Particular. Dia 24 - das 11:00 às 12:00 hs - Espetáculo Teatral "O idiota matou o idiota"- com o grupo Companhia Três de artes Integradas - Concepção e Direção - Seh M. Pereira Dia 25 a partir das 12:00 hs - Workshop dança - renascer - Márcia Dia 31 - das 10:00 às 15:00 hs - Bibliosesc hs.

OFICINAS:

Oficina de construção e manipulação de bonecos - orientador Tico - aulas às quintas-feiras das 19 às 21h00. Oficina de violão - orientador Fábio Polato - aulas às quartas-feiras das 14 às 16h00 e sextas-feiras das 16 às 18h00. Oficina de multimídia - orientador Cacau Ras - aulas às terças-feiras das 18 às 21h00. Oficina de dança Afro - orientador Nenê Afro - aulas às sextas-feiras das 17 às 19h00. Oficina de teatro - orientador Wellington Viana - aulas aos domingos das 13:30 às 15:30. Oficina de dança de salão - orientador Sérgio Brandão - aulas aos sábados das 13 às 15h00. Oficina de Hip Hop - orientador Fabiano - aulas aos sábados das 15 às 18h00. Oficina de artes visuais "pintura e história da arte' - orientador Reginaldo Fontes - aulas aos sábados das 13 às 15h00. Oficina de contação de histórias - orientador Estelamar - aulas às quartas-feiras das 18 às 21h00. Oficina de teatro folclórico - orientadora Bruna - aulas das 15 às 18h00. Oficina de ginástica - orientador Douglas - as terças e às quintas-feiras - das 18:00 às 20:00 hs. Oficina de Jiu Jtisu - orientador Washington - ás terças e quintas-feiras - das 09:00 às 10:30 hs. Oficina de Jiu Jtisu - orientador Andressa - ás terças e quintas-feiras - das 14:00 às 15:30 hs. Oficina de Hip Hop - orientador Fabiano - segundos e últimos sábados de cada mês das 15:00 às 18:00 hs.

Casa de Cultura Itaim Paulista Rua Barão de Alagoas 340 e-mail: casadeculturaitaim@ig.com.br www.itaimpaulista.com.br

Tel 2963-2742/2568-3329

Fonte : Portal Itaim www.itaimpaulista.com.br